Contando com nove atletas (quatro no feminino e cinco no masculino), a Seleção Brasileira de Levantamento de Pesos disputa o Campeonato Pan-americano Adulto / Pré-olímpico das Américas, de 7 a 11 de junho, em Cartagena de Índias, na Colômbia. As provas acontecerão no Coliseo Base Naval, em Bocagrande, a partir das 9 horas, nos cinco dias do evento. A delegação brasileira viajou domingo (5 de junho). O retorno ao Brasil está previsto para o dia 12.
Cerca de 20 países terão representantes na competição, que é a principal do continente e, nesta temporada 2016, ganha mais importância por ser a última seletiva das Américas para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Os organizadores esperam recorde de atletas inscritos. O evento integra os calendários da Federação Internacional e da Federação Pan-americana de Levantamento de Pesos.
No Pré-olímpico das Américas 2016, a seleção brasileira feminina terá Jaqueline Ferreira, detentora das medalhas de bronze no Sul-americano/Evento-teste Rio 2016 e nos Jogos Pan-americanos de Toronto/2015, na categoria 75 kg; Liliane Lacerda, bronze no Campeonato Sul-americano/Evento-teste Rio 2016, na categoria 69 anos; Bruna Piloto, vice-campeã no Sul-americano/Evento-teste Rio 2016 e bronze no Pan de Toronto/2015, na categoria 63 kg; e a campeã do Sul-americano/Evento-teste Rio 2016, na categoria 53 kg, Rosane Santos.
Para a equipe nacional masculina foram convocados Mateus Gregório, bronze no Campeonato Sul-americano/Evento-teste Rio 2016 e vice-campeão dos Jogos Pan-americanos/2015, na categoria 105 kg; Romário Martins, campeão do Sul-americano/Evento-teste Rio 2016, na categoria 94 kg; Josué Lucas, vice-campeão no Sul-americano/Evento-teste Rio 2016, e Welisson Rosa, ambos na categoria 85 kg; além de Matheus Delan, na categoria 69 kg.
Segundo Enrique Montero Dias, presidente da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), patrocinada pela Petrobras, o Brasil poderá conquistar pelo menos cinco pódios no Campeonato Pan-americano. “Temos boas chances de medalhas com Mateus Gregório, Welisson Silva, Jaqueline Ferreira, Bruna Piloto e Rosane dos Santos”, afirma.
A equipe brasileira é chefiada por Edmilson Dantas e conta com os técnicos Dragos Stanica e Luís Lopez.
Após o Campeonato Pan-americano, a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos divulgará os nomes dos atletas que ficarão com as cinco vagas na seleção nacional (três no masculino e duas no feminino), asseguradas ao Brasil por ser a sede dos Jogos Rio 2016.
Fernando está focado nas Olimpíadas
Com a vaga olímpica garantida, o recordista e bicampeão pan-americano da categoria acima de 105 kg, Fernando Reis, desfalca a seleção no Campeonato Pan-americano e continua os treinamentos específicos, visando os Jogos Olímpicos. “Ele seria o favorito ao ouro no Pan das Américas, mas a comissão técnica achou por bem poupá-lo do desgaste da viagem e da disputa na Colômbia, para que ele se mantenha 100% focado na preparação final para as Olimpíadas”, comenta Enrique Montero, presidente da CBLP.
Entenda o Levantamento de Pesos
O levantamento de pesos é uma modalidade olímpica composta por duas provas: arranco e arremesso. Na primeira, o atleta deve erguer a barra acima da cabeça em apenas um movimento. Já no arremesso, o atleta primeiramente apoia a barra sobre os ombros para depois erguê-la sobre a cabeça.
Os atletas têm três tentativas em cada prova. O objetivo é obter o melhor total, que é a soma do maior peso levantado nas duas provas. O levantamento de pesos é dividido em 15 categorias de peso corporal: oito masculinas e sete femininas.
. Homens – 56 kg, 62 kg, 69 kg, 77 kg, 85 kg, 94 kg, 105 kg, +105 kg
. Mulheres – 48 kg, 53 kg, 58 kg, 63 kg, 69 kg, 75 kg, +75 kg.
Mais informações para a imprensa:
Cláudia Leal – 31 99952 0345
Méri Grossi – 31 99158-0118