Campeões e recordistas que brilharam em diversos eventos internacionais competem no Rio de Janeiro
Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa CBLP
Após uma participação brilhante em Palmira, Colômbia, na qual o Brasil conquistou diversas medalhas e recordes foram batidos nos Campeonatos Pan-Americano Juvenil e Sul-Americano Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Adulto, nossos jovens talentos do levantamento de pesos entram novamente em ação. Agora, no Campeonato Brasileiro Sub-20, cuja disputa ocorre neste fim de semana no Rio de Janeiro.
A competição será disputada neste sábado e domingo (13 e 14) nas plataformas da sede campestre da APCEF – Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal -, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. E atrações não faltam para os fãs cariocas da modalidade, que terão oportunidade de assistir a competições com alguns dos melhores jovens atletas das Américas.
Os dois maiores expoentes da modalidade na faixa etária da competição, organizada pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), estarão presentes e são favoritos a medalhas, com expectativa de novos recordes a serem batidos. São eles Matheus Pessanha, no masculino, e Taiane Justino, no feminino.
Matheus faturou seis medalhas de ouro nos Campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano Sub-20, em Palmira-COL, na categoria até 102 kg. Foram três em cada competição, igualando um recorde de carga pessoal e batendo outros quatro. O brasileiro foi eleito pela Confederação Sul-Americana de Levantamentos de Pesos como o melhor atleta do campeonato. No Rio, a expectativa é de que novas marcas sejam batidas por ele.
Conhecida pelos fãs como candidata a maior nome da modalidade nos próximos anos, Taiane Justino também brilhou na Colômbia. Na categoria acima de 87kg feminino sub-20, ela faturou duas pratas no arranco, dois ouros no arremesso e dois no total, que lhe valeram os títulos de campeã pan e sul-americana. A carioca está sendo preparada pela CBLP para seguir os passos de Laura Amaro e Amanda Schott, representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris e vai para a capital francesa como integrante do Programa Vivencia Olímpica, do Comitê Olímpico do Brasil.
Outros destaques
Além de Matheus Pessanha e Taiane Justino, outros pesistas que subiram ao pódio em Palmira competirão na APCF-RJ. Casos de Júlia Vieira (duas pratas no arranco, no arremesso e nos totais – vice-campeã pan-americana e campeã sul-americana sub-20, até 59 kg); Laila Grimaldi (ouro no arranco, bronze no arremesso e bronze no total no Sul-Americano sub-17, até 81 kg); Felipe Dias (dois bronzes no arranco e dois bronzes no arremesso nos Campeonatos Pan e Sul-Americano sub-20; até 89 kg); e Cristhian Izaias (bronze no arranco, no arremesso e no total no Sul-Americano sub-20, até 109 kg). Beatriz Kamille, medalhista de prata no Mundial Sub-17, é outra atração do torneio.
Programação
Sábado
9h30 – Masculino – 55kg e 61kg
11h – Feminino – 49kg e 55kg
13h30 – Masculino – 67kg e 73kg
16h – Feminino – 59kg e 64kg
17h30 – Masculino – 81kg e 89kg
Domingo
10h30 – Feminino – 71kg, 76kg, 81kg e +87kg
12h30 – Masculino – 96kg, 102kg, 109kg e +109kg
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com