Na categoria até 40kg, a brasileira não deu chance às adversárias; Anna Carolina Mendes não chegou ao pódio, mas garantiu recordes
Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa CBLP
Nesta quarta-feira (28), primeiro dia de disputas do Campeonato Pan-Americano Sub-17 de levantamento de peso, na cidade equatoriana de Guayaquil, uma brasileira deu show na plataforma. Competindo na categoria até 40kg feminino, Isanelly Cristina conquistou três medalhas de ouro e quebrou três recordes nacionais que pertenciam a ela própria.
O primeiro ouro veio no arranco. Iniciando com uma carga de 50kg, Isanelly levantou 54kg na segunda tentativa e 56kg na terceira – novo recorde brasileiro. No arremesso, começou com 70kg e, na sequência, 73kg, o que já representava outro recorde nacional. Na terceira tentativa, quando tentou quebrar o recorde mundial, falhou ao levantar 77kg. No total, somou 126kg – mais um recorde brasileiro.
“Me senti muito bem participando desta competição, que teve surpresas e muita alegria. Tentei até bater um recorde mundial, não consegui, mas fiquei satisfeita. Espero participar e vencer em muitos outros Campeonatos Pan-Americanos”, celebrou Isanelly.
Novos recordes nacionais na 45kg
Já Anna Carolina Mendes, que pela primeira vez competiu na categoria até 45kg feminino, sentiu um pouco a mudança e não conquistou medalhas, terminando em quinto lugar. Contudo, quebrou os recordes nacionais. Competia anteriormente na categoria até 40kg.
No arranco, iniciou com 47kg, depois levantou 50kg, mas falhou ao tentar 55kg. No arremesso, começou com 63kg e falhou na segunda tentativa, com 66kg. Na terceira tentativa, repetiu a carga e teve sucesso. No total, somou 116kg, ficando em quinto lugar nos três quesitos. No entanto, suas marcas são recordes nacionais, já que sua nova categoria não tinha representantes anteriores do Brasil.
“Meu desempenho ficou um pouco abaixo da minha expectativa por ser minha estreia em uma nova categoria. Tive que mudar, subir de categoria; afinal, estou crescendo. Mas vou treinar muito para estar mais forte na próxima competição”, declarou Anna.
Próximas brasileiras a competir
Nesta quinta-feira (29), o Brasil volta à plataforma do Coliseu Voltaire Paladines Polo, em Guayaquil. Beatriz Kamille fará sua estreia em competições internacionais na categoria até 55kg (anteriormente competia na categoria até 49kg). Vice-campeã mundial no arremesso em maio deste ano, em Lima, Peru, e campeã brasileira sub-20 em julho, no Rio de Janeiro (já pela categoria até 55kg), ela busca medalhas e recordes.
A equipe brasileira, comandada pela ex-atleta e agora treinadora Jaqueline Ferreira, encerrará sua participação no Campeonato Pan-Americano Sub-17 no próximo sábado (31). A última representante do país a subir na plataforma será Laila Grimaldi, que competirá na categoria até 81kg.
Todas as categorias do Campeonato Pan-Americano Sub-15 e Sub-17 são transmitidas pelo canal do YouTube da Federação Pan-Americana de Levantamento de Peso: https://www.youtube.com/@panampesas.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com