Atleta fez prova perfeita, acertando nas seis tentativas; Marcella Piovesan e Felipe Dias também fazem boas provas na Argentina
Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP
O dia brasileiro no Campeonato de la República, em Bariloche, na Argentina, teve um destaque absoluto: Stephany Assis. A atleta carioca brilhou intensamente, fazendo uma prova perfeita na categoria até 71kg feminino: acertou as seis tentativas, bateu um recorde nacional no arranco, dois no total e alcançou índice para o Campeonato Pan-Americano Sub-20. Por pouco, não atingiu também o índice para o Mundial da categoria.
Seu desempenho foi o melhor na sua faixa de peso, com 96kg no arranco, 112kg no arremesso e 208kg no total, bem acima da argentina Milena Ayala, que fez 90kg no arranco, 110kg no arremesso e 200kg de total. Os brasileiros são convidados no evento e não são contemplados com medalhas, embora disputem uma competição própria, a Copa da Amizade, que premiará os melhores países após a soma de seis resultados. Além de Brasil e Argentina, atletas de Chile, Paraguai e Uruguai também estão competindo em Bariloche.
Stephany fez uma prova muito segura. Foi a última a pisar na plataforma, iniciando o arranco com 90kg, sem sustos. Assim foi na sequência, com 93kg e depois, quando bateu o recorde nacional, levantando 96kg, superando em um quilo a marca anterior, dela mesma.
Na sequência, um arremesso também perfeito. Ao levantar 103kg, já atingiu o índice para o Campeonato Pan-Americano Sub-20, que era de 198kg de total. Na segunda tentativa, levantou 107kg, somando 203kg e batendo pela primeira vez o recorde no total. Na terceira ida, Stephany voltou a ser perfeita no movimento, agora com 112kg e batendo novamente o recorde do total, com 208kg. O índice para o Mundial era de 212kg.
Após a prova, o técnico Dragos Stanica revelou que a atleta se recuperava de uma gastroenterite e havia uma expectativa sobre como ela poderia desempenhar nesta quinta: “Foi excelente. Queríamos ver se ela conseguiria atingir o seu máximo. Seis tentativas corretas, bateu dois recordes brasileiros, conseguiu o índice. Excelente”.
Marcella Piovesan
Na mesma prova, Marcella Piovesan também fez boa participação, embora não tenha conquistado o índice para o Campeonato Pan-Americano. A atleta tentou bater o peso para disputar na categoria de baixo, até 64kg, mas pesou 64,9kg e teve que disputar na faixa acima. Ela fez 90kg no arranco, 104kg no arremesso, com 194kg no total, sendo a terceira colocada na prova.
Felipe Dias
O dia brasileiro terminou com a participação de Felipe Dias, na categoria para atletas masculinos até 89kg. O brasileiro liderou a prova e seria medalhista de ouro, estabelecendo as marcas de 140kg no arranco, 176kg no arremesso e 316kg no total, porém insuficientes para atingir o índice do Campeonato Pan-Americano Sub-20, que era de 321kg no total.
Último dia
Nesta sexta-feira, o Campeonato de la República tem seu último dia de provas. O Brasil estará representado com dois atletas. O medalhista mundial Matheus Pessanha entre como grande favorito na prova para atletas até 102kg, às 9h. Seu peso de entrada é de 360kg, 50kg acima do segundo maior e que já seria suficiente para atingir os índices pan-americano e mundial, com mais de 30kg de folga. Pouco depois, às 14h, Mateus Catanhede disputa a prova para atletas até 109kg, com boas chances de também atingir índice pan-americano.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com