Primeira atleta brasileira a conquistar medalha em Campeonato Mundial Sub 17 de Levantamento de Pesos, Emily Rosa Figueiredo, 17 anos, também ganhou o Troféu Mídia IWF de Melhor Atleta Feminina da competição. O prêmio foi entregue na cerimônia de encerramento do evento, realizada ontem (12), em Lima, no Peru. O Mundial Sub 17 reuniu 98 pesistas no feminino e 90 no masculino, com idade até 17 anos, representando 28 países. No primeiro dia de disputas, quarta-feira (8), a brasileira, que é fluminense de Nova Iguaçu, faturou duas medalhas de bronze, na categoria até 44kg: no arranco (85kg) e no total (145kg). No masculino, o Troféu Mídia IWF de Melhor Atleta foi conquistado pelo ucraniano Igor Obukhov.
Também foram eleitos os melhores competidores, escolhidos pelos próprios atletas, e os premiados com os troféus foram, no feminino, Tatyana Kapustina, e no masculino, Igor Son, ambos do Cazaquistão.
Na classificação por equipes femininas, o Mundial Juvenil teve China, em primeiro lugar; Rússia, em segundo; Estados Unidos, em terceiro; México, em quarto; Equador, em quinto; e Peru, em sexto. Já no masculino, o ranking do primeiro ao sexto colocados ficou assim: México, Peru, Rússia, Estados Unidos, Polônia e Coreia.
A cerimônia de encerramento do Mundial Sub-17 de Levantamento de Pesos, que foi disputado de 8 a 12 de abril, no María Angola Hotel e Centro de Convenciones, em Lima, contou com a presença do vice-presidente da IWF ( Federação Internacional de Levantamento de Pesos), Sam Coffa; do membro da IOC, Ivan Dibos; e do presidente do Comitê Olímpico Peruano e da Federação Peruana e também vice-presidente da IWF, Jose Quiñones.
Além das duas medalhas de Emily, o Brasil conquistou outras quatro, na categoria 48 kg, com a também fluminense Aline Facciola, 15 anos (ouro no arranco e prata no total) e a mineira Luana Madeira (prata no arranco e bronze no total).
Até esta edição 2015 do Mundial Sub 17, o Brasil havia conquistado medalhas em Campeonatos Mundiais de Levantamento de Pesos somente em 2010, quando Fernando Reis ficou em terceiro lugar no Mundial Júnior, no arranco da categoria 105kg.