Brasil estreia no Campeonato Mundial Adulto mostrando a força das mulheres no levantamento de pesos

Todas as representantes do Brasil na competição serão mulheres; confira o que esperar delas no torneio mais importante da temporada

Amanda Schott, Eduarda Souza, Taiane Justino e Laura Amaro em Riad. Foto: Acervo Pessoal.

 

Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

As meninas super poderosas do Brasil estarão em ação a partir da próxima sexta-feira (8) no Campeonato Mundial de Levantamento de Pesos. A competição está acontecendo em Riad, na Arábia Saudita, sendo a mais importante da temporada, contando pontos preciosos também para o ranking olímpico. E, pela primeira vez na História, as mulheres tomam conta da delegação. Serão quatro representantes: Amanda Schott, Eduarda Souza, Laura Amaro e Taiane Justino.

As atletas foram convocadas por terem atingido índice nas competições anteriores da temporada (índices que são definidos pela possibilidade real de classificação olímpica em cada faixa de peso) ou por serem apostas da comissão técnica da Seleção para o Mundial Sub-20 e futuros ciclos olímpicos.

“Temos a expectativa de todas fazerem seus melhores resultados pessoais, o que possibilitará uma subida no ranking. É uma competição onde a preocupação é menor com a posição na prova e mais importante é o resultado, pois vai definir os rankings futuros e a classificação para os Jogos Olímpicos”, ressalta o técnico da Seleção Brasileira, Dragos Stanica.

Confira o que esperar de cada uma delas e a avaliação do treinador da equipe brasileira:

Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP.

Eduarda Souza – categoria até 59kg

A atleta: Primeira vez na Seleção Brasileira, tem 18 anos, fez índice para o Mundial na primeira competição que disputou no país, o Campeonato Brasileiro Adulto, no mês de maio. Ótima aposta para conquistas no Mundial Sub-20 e para os próximos ciclos olímpicos.

Horário de competição: Sexta, 8 de setembro, 10h30 (de Brasília).

Peso de entrada: 217kg no grupo B (11ª da lista).

Palavra do técnico Dragos Stanica: “Espero que ela faça uma boa competição. Não vamos esquecer que esta será a primeira competição internacional dela, o que é um fator muito pesado. A primeira competição internacional ser o Campeonato Mundial Adulto! Mas ela está muito bem preparada, uma atleta excepcional. Dá para fazer um excelente resultado”.

 

Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Amanda Schott – categoria até 71kg

A atleta: Medalhista mundial em 2021, quando conquistou o bronze na categoria até 87kg. Está na briga por classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Horário de competição: Quarta, 13 de setembro, 13h (de Brasília).

Peso de entrada: 240kg no grupo A (10ª da lista).

Palavra do técnico Dragos Stanica: “Precisamos muito que ela melhore seu resultado, para voltar ao Top 10, que são as que se classificam para os Jogos Olímpicos. Parece estar muito bem preparada e estamos bem otimistas de que ela vá conseguir este resultado”.

 

Foto: Miriam Jeske/COB

Laura Amaro – categoria até 81kg

A atleta: Medalhista mundial em 2021, a primeira medalha feminina do Brasil em Mundiais Adultos, na categoria até 81kg. Está na briga por classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Horário de competição: Sexta, 15 de setembro, 10h30 (de Brasília)

Peso de entrada: 260kg no grupo A (5ª da lista)

Palavra do técnico Dragos Stanica: “A Laura também precisa aumentar seu resultado, pois as outras meninas também estão crescendo no ranking. Esperamos que ela consiga voltar daqui figurando no grupo das dez melhores do mundo”.  

 

Foto: Miriam Jeske/COB

Taiane Justino – categoria acima de 87kg

A atleta: Multimedalhista nas categorias de base, a atleta de 19 anos é uma das favoritas a medalhas no Mundial Sub-20 e ótima aposta para os próximos ciclos.

Horário de competição: Sábado, 16 de setembro, 5h30 (de Brasília)

Peso de entrada: 250kg no grupo B (4ª da lista)

Palavra do técnico Dragos Stanica: “Ela vai tentar entrar no ranking olímpico e repetir seus resultados. Está voltando de um período de lesão, se recuperando bem, mas ainda não está na plenitude da forma”.

 

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com