No Maranhão, Thiago Felix estabelece novo recorde nacional, enquanto na categoria até 59kg feminina apenas dois quilos separaram a medalha de bronze da de ouro
Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP
O Campeonato Brasileiro Adulto de Levantamento de Pesos começou como os pesistas gostam: com quebra de recorde e emoção. Thiago Felix levantou 125 kg na prova de arranco da categoria até 61 kg, derrubando sua própria marca de 123 kg que perdurava desde 2021. Também nesta quinta-feira (2), em São Luís (MA), dois quilos separaram a campeã da prova até 59 kg feminino – Rosane Santos – da terceira colocada.
Thiago Felix subiu na plataforma montada na Universidade Ceuma disposto a escrever a história. Foi perfeito no arranco, tendo sucesso em suas três tentativas, abrindo a prova com 115 kg e fechando com 125 kg, novo recorde nacional. No arremesso, ergueu 145 kg logo de cara, mas depois falhou nas tentativas de 150 kg e 155 kg, carga que lhe daria o recorde brasileiro também nesta prova.
“Queria os recordes, mas infelizmente o arremesso não foi. Mas na verdade a gente vem para se divertir”, comentou o campeão brasileiro, que alçou uma carga total de 270 kg, faturando a medalha de ouro com tranquilidade. A medalha de prata foi para Eduardo Junior, do Paraná, com 242 kg no total. O bronze acabou com Giovanni de Carvalho, do Rio Grande do Sul, com seus 207 kg.
“A gente trabalha duro para chegar aqui e fazer o nosso melhor. Sei que ainda tenho um longo trabalho pela frente e muito peso para ser levantado, mas fico feliz por ser novamente o melhor do Brasil”, concluiu feliz.
Rosane Santos vence prova emocionante na 59 kg feminino
A competição mais acirrada do dia aconteceu na categoria até 59 kg feminino. Rosane Santos, Julia Vieira e Letícia Moraes travaram uma batalha anilha a anilha pela medalha de ouro. Disputa onde Rosane levou a melhor, com seus 185 kg totais, contra 184 kg de Julia e 183 kg de Letícia.
A representante do Paraná levantou 85 kg na prova do arranco, carga que praticamente lhe garantiu a medalha de ouro, uma vez que as três pesistas empataram ao erguer 100 kg na prova do arremesso. “Minha trajetória até aqui, neste campeonato, não foi fácil. A única coisa que eu tinha certeza é de que eu seria a melhor”, declarou.
Emily Figueiredo vence na 49 kg feminino
Em uma prova que parecia tranquila, Emily Figueiredo obteve a medalha de ouro na categoria 49 kg feminino. Parecia, pois os erros nas duas primeiras tentativas do arremesso colocaram pressão na pesista, que vinha de 77 kg no arranco. Um terceiro erro no arremesso a eliminaria, mas manteve a calma e alçou suados 95 kg, totalizando 172 kg.
“Foi uma prova difícil. A primeira tentativa do arremesso não foi boa. Na segunda eu quase consegui. E na terceira valeu a cabeça, a minha experiência internacional, que me deu tranquilidade para fazer o movimento de forma correta e garantir esse resultado”, comentou.
Com 146 kg totais, Giovanna Tavares foi medalhista de prata na prova. E com um total de 148 kg, Julia de Souza levou o bronze. Ambas representaram o Rio de Janeiro na competição.
Competição prossegue nesta sexta-feira (3)
Organizado pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos, o Campeonato Brasileiro Adulto reunirá 127 levantadores, divididos nas categorias 49kg, 59kg, 71kg, 81kg e +81kg no feminino, além da 61kg, 73kg, 89kg, 102kg e +102kg no masculino.
Confira abaixo a programação remanescente do evento, que conta com transmissão na íntegra e gratuita pelo canal da CBLP no YouTube:
Sexta-feira (3/5)
9h30 – 71kg (Feminino), Grupo B
11h30 – 89kg (Masculino), Grupo B
15h – 73kg (Masculino)
17h – 71kg (Feminino)
19h – 89kg (Masculino)
Sábado (4/5)
9h30 – 102kg (Masculino), Grupo B
11h30 – 81kg (Feminino)
15h – 102kg (Masculino)
17h – +81kg (Feminino)
19h – +102kg (Masculino)
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com