CBLP repete receita de sucesso e realiza o Training Camp de Férias no Rio de Janeiro

Doze atletas das categorias sub-20 e sub-17 estarão reunidos durante os meses de janeiro e fevereiro para se prepararem para a temporada 2025

Equipe reunida no primeiro dia do Training Camp. Foto: Nelson Ayres.

Nelson Ayres (Fato&Ação Comunicação) – Assessoria de Imprensa CBLP

É hora de repetir a receita de sucesso das temporadas anteriores. Começou nesta segunda-feira (13), na sede campestre da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal – APCEF, no Rio de Janeiro, mais um Training Camp de Férias, promovido pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), a exemplo do que aconteceu nas duas últimas temporadas.

Em 2025, o Training Camp de Férias foi ampliado. São 12 atletas das categorias sub-17 e sub-20 que estão concentrados em um hotel da Zona Oeste do Rio de Janeiro e treinam diariamente, sob a supervisão do técnico da Seleção Brasileira adulta, Dragos Stanica, do técnico das categorias de base da Seleção, Alex Tozzi, e da coordenadora técnica da CBLP, Liliane Menezes.

Na temporada passada, os resultados das categorias de base foram considerados excelentes. O Brasil conquistou medalhas e recordes importantes nos Mundiais Sub-17 e Sub-20, com Matheus Pessanha, Taiane Justino, Beatriz Kamille e Laila Grimaldi. Nos Sul-Americanos e Pan-Americanos das duas faixas etárias, foram 46 medalhas, com 20 títulos conquistados.

“O Training Camp tem uma energia absurda, com vários atletas buscando a mesma coisa. Isso ajuda demais o desenvolvimento”, diz Matheus Pessanha, vice-campeão mundial sub-20 e autor do primeiro recorde mundial da história da modalidade no Brasil.

Time de respeito

Estarão participando deste período de treinos os atletas Emilly Kuster, Isanelly Cristina e Jorge Campeiro, na categoria sub-17; e Julia Satyro, Marcella Piovesan, Cristhian Izaias, Davi Alencar, Felipe Dias, João Victor Nascimento, Mateus Catanhede, Matheus Pessanha e Stephany Assis, no sub-20.

E não é só Pessanha que teve marcas importantes em 2024. Isanelly Cristina, com apenas 13 anos, levantou mais do que qualquer atleta no mundo em sua categoria de peso no sub-17, embora seu recorde não seja reconhecido internacionalmente por não ter sido estabelecido em uma competição oficial da Federação Internacional (ela conseguiu a marca no Campeonato Brasileiro Sub-17).

“É muito bom ter a sensação de trabalho feito. Quero continuar correndo atrás, para ter mais satisfação. O Training Camp vai me ajudar na superação e por conviver com outros atletas de alto nível”, diz a pequenina, uma das maiores promessas da modalidade no país.

O Rio de Janeiro tem a maior parte dos atletas selecionados, mas neste Training Camp de Férias há dois estados estreantes: Amazonas e Maranhão. O amazonense Davi Alencar tem 17 anos, foi duas vezes campeão brasileiro na base e quer aproveitar a oportunidade: “É muito gratificante, faz muito tempo que um atleta do meu estado não era convidado para um Training Camp”.

Emilly Kuster, por sua vez, vem com a autoridade de quem desbancou uma das principais atletas da base no Brasileiro Sub-17, a paulista Beatriz Kamille. A maranhense ressalta o fato de conviver com atletas de alto nível: “É uma experiência muito boa, estou realizada em treinar com pessoas que não vejo diariamente, os melhores do país. Espero evoluir bastante”.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com