Chuva de ouros! Quatro pesistas vão ao lugar mais alto do pódio no último dia de Campeonato Brasileiro Adulto

Taiane Justino, Amanda Schott, Rogério Sousa e Flamarion Soares foram os últimos campeões do torneio, que aconteceu no Rio de Janeiro

Taiane Justino venceu a categoria +87kg. Foto: Washington Alves/Light Press/CBLP

José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

A manhã deste domingo (26) foi ensolarada na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ). Porém, choveram títulos no último dia do Campeonato Brasileiro Adulto. Ao todo, quatro atletas foram ao lugar mais alto do pódio nas suas respectivas categorias. Taiane Justino, na +87kg; Amanda Schott, na 87kg; Rogério Sousa, na 109kg; e Flamarion Soares, na +109kg, foram os campeões do dia.

A primeira a conquistar a medalha de ouro foi Taiane, atleta que representará o Brasil no Campeonato Mundial Sub-17, entre 5 e 12 de outubro, em Jeddah, na Arábia Saudita. A atleta do Rio de Janeiro chegou ao título do +87kg ao levantar 212kg no geral, sendo 97kg no arranco e 115kg no arremesso. As marcas deram a ela, além do título no adulto, o triunfo no sub-17 e no sub-20.

“Fiquei bastante feliz com as medalhas, mas, infelizmente, não foi o resultado que eu esperava, eu queria um pouco mais de mim. Fiz a minha melhor marca no arranco e, no arremesso, fiquei longe disso. Porém, o resumo da participação é positivo”, avaliou Taiane.

A prata da +87kg foi para Samara Santos, do Paraná, que executou 170kg corretamente, sendo 72kg no arranco e 98kg no arremesso. A terceira colocação ficou com Evelyn Silva, de Minas Gerais, que somou 169kg no geral (72kg no arranco e 97kg no arremesso).

Na mesma bateria, Amanda Schott, também pesista da casa, deu show e ficou na primeira colocação da categoria para 87kg. Ela somou 230kg no geral ao cumprir 105kg no arranco e 125kg no arremesso. De acordo com a atleta, as marcas alcançadas neste Brasileiro foram abaixo do que ela pode levantar, pois ela não estava se sentindo bem para entregar tudo à plataforma.

“Eu fiquei muito nervosa hoje e empolgada demais com a competição ao mesmo tempo. Eu não fiz nem uma parte do planejado, fiz uma carga bem abaixo do meu planejamento, porque eu não estava me sentindo 100% por questões pessoais. A partir de agora, eu quero fazer uma boa preparação para eu ir bem nas próximas competições”, analisou a campeã nos 87kg.

A prata da categoria foi conquistada por Larissa Luz Patrus, de Minas Gerais, que concluiu o movimento de 165kg no geral (75kg no arranco e 90kg no arremesso). O bronze foi faturado por Patricia Cachoeira, do Paraná, por ter levantado 161kg, sendo 73kg no arranco e 88kg no arremesso.

Rogério de Sousa é bicampeão

Nas competições masculinas, Rogério de Sousa dominou o torneio para 109kg e conquistou o seu bicampeonato. O representante de Minas Gerais somou 316kg no campeonato, 140kg no arranco e 176kg no arremesso. O campeão admitiu que não fez a preparação ideal para o Brasileiro e ficou feliz com o que apresentou na Vila Olímpica Nilton Santos.

“Não me preparei muito bem para o campeonato por conta da pandemia. O meu foco agora é outro, estou treinando mais powerlifting, que é um esporte mais de força. Para essa competição, eu tive de fazer uns treinos rápidos para defender o título brasileiro”, disse o medalhista de ouro.

A prata da categoria foi para David Machado, do Rio Grande do Sul, que cumpriu 276kg no geral (131kg no arranco e 145kg no arremesso) e o bronze foi para Filipe Santos, do Paraná, que levantou 260kg (120kg no arranco e 140kg no arremesso).

No torneio +109kg, outro atleta de Minas Gerais ficou com o ouro. Flamarion Soares somou 308kg (138kg no arranco e 145kg no arremesso) para se garantir na liderança do pleito. Nervoso para dar entrevista, o pesista avaliou o seu desempenho.

“Eu esperava mais no arranco. Apesar de eu ter aquecido bem, eu poderia ter competido melhor. Já no arremesso, foi o contrário, eu não me aqueci bem, mas tive um bom desempenho, consegui superar as minhas marcas”, disse o atleta.

A segunda colocação ficou com Luis Felipe Silva, do Rio de Janeiro, que levantou 305kg, sendo 135kg no arranco e 170kg no arremesso, enquanto a terceira foi assegurada por Jean Matos, do Paraná, ao somar 281kg (136kg no arranco e 145kg no arremesso).

Campeões no sub-17 e sub-20

Além das medalhas de Taiane Justino, o domingo condecorou mais atletas das categorias de base. Beatriz Martinho levou o sub-20 para 87kg, João Sarti ganhou o sub-17 para +102kg, Rafael Mendes venceu o sub-20 para 109kg e Isac Bezerra conquistou o sub-20 para +109kg.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com