As pratas vieram com Julia Rodrigues, na categoria 59kg no sub-20, e Thiago Felix, nos 61kg adulto; Beatriz Kamille garantiu os bronzes na categoria 59kg sub-17
Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP
O segundo dia do Campeonato Sul-americano reservou nove medalhas para o Brasil no Equador. Nesta quinta-feira (6), em Guaiaquil, Julia Rodrigues assegurou três medalhas de prata na categoria 59kg, no sub-20. O feito foi igualado por Thiago Felix, nos 61kg adulto. E fechando a presença brasileira no pódio, Beatriz Kamille garantiu três bronzes na categoria 59kg, porém no sub-17.
Julia Rodrigues começou sua prova de arranco com a carga de 80kg. Teve sucesso na empreitada e aumentou a pedida para 85kg na segunda passagem pela plataforma. Mais uma vez conseguiu superar a marca, arriscando 90kg na terceira tentativa. Sem sucesso, conquistou sua primeira medalha de prata, ficando atrás da equatoriana Jessica Dajomes, com 92kg, e na frente da argentina Maria Paz Casadevall, com 76kg.
No arremesso, começou com a carga de 97kg. Não teve dificuldades na tentativa, aumentando as pedidas na sequência para 102kg e 105kg, sem conseguir sucesso. Conquistou sua segunda medalha de prata, ficando novamente atrás da equatoriana Jessica Dajomes, com 111kg, e na frente da argentina Maria Paz Casadevall, com 96kg.
O pódio se repetiu pela terceira vez na carga total, com Jessica Dajomes computando 203kg para ficar com a medalha de ouro, Julia Rodrigues com 182kg para faturar a prata e Maria Paz Casadevall o bronze, somando 172kg.
Três pratas para Felix
Thiago Felix iniciou a prova com uma carga de 110kg no arranco, superada sem problemas. Subiu a pedida para 118kg, mas teve dificuldades no primeiro intento. Após realizar ajustes no movimento, conseguiu levantar a carga, fechando a prova na segunda colocação, 5kg atrás do campeão Victor Buenaire, do Equador.
No arremesso, Felix realizou apenas a primeira tentativa, para validar a participação. Levantou 134kg, totalizando uma carga de 252kg e garantindo mais duas medalhas de prata. Buenaire marcou 142kg logo na primeira tentativa, garantindo o ouro. Na sequência, falhou duas vezes para 151kg, totalizando 265kg e colocando mais uma medalha dourada no pescoço.
Beatriz busca o bronze em categoria acima
Prevista para inicialmente participar da categoria até 55kg feminina, Beatriz Kamille disputou a 59kg, pela faixa etária até 17 anos. E desempenhou um bonito papel, conquistando três medalhas de bronze.
Na prova de arranco, teve sucesso nas três tentativas. A primeira, para 70kg foi tranquila. A segunda, para 73kg, apresentou uma ligeira dificuldade na estabilização. E a terceira, para 75kg, acabou sendo invalidada pela arbitragem. Terminou com o bronze. A equatoriana Jessica Dajomes levou o ouro, com seus 92kg. E a prata acabou com a argentina Maria Paz Casadevall, com 76kg.
No arremesso, foi bem para 87kg e 91kg, não tendo sucesso no intento para 96kg. Fechou com seu segundo bronze. Novamente a equatoriana Dajomes levou o ouro, com 111kg. E a prata foi para a argentina Casadevall, com 96kg. No total geral, Dajomes foi ouro com 203kg, Casadevall prata com 172kg e Beatriz bronze com 164kg.
Novos brasileiros em ação
A sexta-feira (7) começa com João Victor Nascimento na plataforma, competindo pela categoria 73kg, no sub-17 masculino, a partir das 14h. Lourdes Califrer será a próxima a se apresentar em Guaiaquil, a partir das 16h, pelo sub-20 feminino, na categoria 64kg.
Ainda na sexta-feira, pela categoria 71kg, Laila Rizzo sobe à plataforma às 20h. As provas contam com transmissão gratuita pelo canal da Confederação Sul-americana de Levantamento de Pesos no YouTube, no link https://www.youtube.com/@confederacionsudamericana/streams.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com