Primeiro dia de competição no Rio de Janeiro consagrou dez campeões, teve quebra de recordes e superação de Beatriz Kamille
Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa CBLP
O futuro do levantamento de pesos brasileiro subiu em plataforma neste sábado (13) para mostrar o seu valor. Teve início, na APCEF-RJ, o Campeonato Brasileiro Sub-20 da CBLP, reunindo nossa promissora nova geração da modalidade. E um atleta foi o grande destaque deste dia inicial de competição: Felipe Dias.
Felipe cumpriu performance de gala e faturou o ouro na categoria mais pesada do dia, até 89 kg masculino, com direito a quebra de três recordes nacionais. Além dele, sagraram-se campeões Júlia Satyro (até 49kg), Beatriz Kamille (até 49kg), Júlia Rodrigues (até 59kg), Marcella Piovesan (até 64kg), Lucas Andrade (até 55kg), Hugo Marinho (até 61kg), Mateus Oliveira (67kg), João Victor Nascimento (73kg) e Jorge Sant´Anna (81kg).
Felipe Dias arrasador
O grande nome no masculino foi Felipe Dias (CBLP-SP). Com um desempenho irretocável, ele faturou o ouro na categoria até 89 kg com uma carga total de 326 kg – 146kg no arranco e 180kg no arremesso. Além do título, ele passou a ser o dono dos três recordes nacionais da categoria – arranco, arremesso e total – com suas marcas. A prata ficou com Bernardo Mattos (RJ-A) e o bronze com Isaac Correa (CBLP-MA).
“Foi o melhor desempenho da minha vida, três recordes batidos. Venho participando de muitas competições e treinando muito. Minha meta agora é conquistar o título mundial sub-20”, afirmou Felipe, que vem de quatro bronzes nos Campeonatos Pan e Sul-Americano Sub-20, na Colômbia.
Ainda no masculino, Lucas Andrade (CBLP-SP) faturou o ouro na categoria para atletas até 55kg com total de 150kg – 70kg no arranco e 80kg no arremesso. A prata ficou com Kayque Amaral (RJ-B) e o bronze com Matheus Lima (RJ-B).
Na categoria até 61kg, ouro para Hugo Marinho (RJ-A), com total de 202kg – 92kg no arranco e 110kg no arremesso. A prata ficou com o amazonense Davi Alencar e o bronze com Ruan Bastos, também do Amazonas.
Mateus Oliveira (RJ-A), por sua vez, levou o ouro na categoria 67kg do masculino após obter carga total de 213kg – 97kg no arranco e 116kg no arremesso. A medalha de prata ficou com Carlos Henrique Santos (CBLP-SP), e a de bronze com Adriano David (CBLP-MA).
Já na categoria 73kg, quem subiu ao lugar mais alto do pódio foi João Victor Nascimento (RJ-A), com 273kg totalizados, sendo 125kg no arranco e 148kg no arremesso. Fabio Lemos (RJ-A) levou a prata, e Christopher Sousa, o bronze.
Após uma disputa muito equilibrada, Jorge Sant´Anna (RJ-B) conquistou medalha de ouro na categoria 81kg do masculino. Ele somou o total de 213kg, com 92kg no arranco e 121kg no arremesso. Matheus Ramos (RJ-B) ficou com a prata e Cauã Santos (CBLP-CE) levou o bronze.
Superação de Beatriz Kamille
Vice-campeã mundial e sul-americana sub-17, Beatriz Kamille (CBLP-SP) era apontada como favorita na categoria feminina até 55 kg neste Brasileiro Sub-20. E ela não decepcionou, faturando o ouro com carga total de 147kg (62kg no arranco e 85kg no arremesso). A campeã falou sobre seu desempenho e suas dificuldades durante a prova, ocasionadas devido a uma lesão.
“Não fui tão bem no arranco, pois estou com o ligamento de meu cotovelo lesionado e não quis forçar. Senti muita dor, mas depois consegui recuperar. Não quero forçar muito, pois vem aí o Pan-Americano Sub-17 e pretendo chegar em boas condições”, disse Beatriz (em seu último ano na categoria sub-17), cujas metas são conquistar medalha numa edição do Campeonato Mundial Sub-20 e, futuramente, disputar os Jogos Olímpicos.
Além do ouro de Beatriz Kamille, subiram ao pódio da categoria até 55kg feminino Emily Antunes (CBLP-MA), com a prata, e Anna Luiza Terra (RJ-A), com o bronze. Já na categoria até 49kg feminina, Júlia Satyro (RJ-A) levou o ouro – 149kg no total, sendo 67kg no arranco e 82kg no arremesso. Kethellen Souza (RJ-A) levou a prata e Helena Grain (RJ-A) ficou com a medalha de bronze.
Na categoria até 59kg feminino, Júlia Rodrigues (RJ-A) conquistou o ouro com carga total de 170kg – 77kg no arranco e 93kg no arremesso. A prata foi para Yasmin Cunha (RJ-A) e o bronze para Heloísa Laurentino (CBLP-SP).
Na categoria até 64kg feminino, o título ficou com Marcella Piovesan. Ela totalizou 160kg de carga, sendo 75kg no arranco e 85kg no arremesso. Gabriela Gardin (RJ-B) levou a prata, enquanto Letícia Bertoni (CBLP-SP) ficou com o bronze.
Programação
O Campeonato Brasileiro Sub-20 de Levantamento de Pesos terá seu dia de encerramento neste domingo (14). No masculino, a grande atração é Matheus Pessanha (102 kg), enquanto no feminino o destaque é Taiane Justino (+ 87 kg). As provas a ser disputadas na APCEF-RJ são as seguintes:
. 10h30 – Feminino – 71kg, 76kg, 81kg e +87kg
. 12h30 – Masculino – 96kg, 102kg, 109kg e +109kg
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com