Nesta sexta-feira (15), em Riad, a brasileira ficou próxima das medalhistas do Campeonato Mundial e tornou mais real o sonho de disputar os Jogos Olímpicos
Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP
Por duas vezes ela tentou superar seus limites e apesar de não ter conseguido melhorar as suas marcas pessoais, a pesista brasileira Laura Amaro ficou próxima do pódio no Campeonato Mundial, competição que acontece em Riad, na Arábia Saudita. Nesta sexta-feira, 15 de setembro, Laura fechou sua participação na prova da categoria até 81kg na quinta colocação, com 241kg no total.
No arranco, Laura tinha como carga de entrada 108kg. E o peso foi alçado sem dificuldades na primeira tentativa. Após a participação de outras pesistas, a brasileira subiu a carga para 112kg, na busca por igualar seu próprio recorde nacional. Porém, queimou as duas tentativas restantes.
O ouro acabou com a chinesa Zhouyu Wang, com 122kg, a mesma carga levantada pela compatriota Xiaomei Liang em uma tentativa a mais. Com 115kg, a equatoriana Neisi Dajomes levou a medalha de bronze na prova.
No arremesso, Laura tinha como carga de entrada 132kg. Subiu a pedida para 133kg, superados com sucesso em sua primeira tentativa. Depois, tentou igualar o recorde nacional com 138kg, mas não conseguiu sustentar a carga. E na terceira tentativa, arriscou 140kg, novamente sem sucesso.
Desta forma, fechou sua participação com uma carga total de 241kg, seis abaixo de seu próprio recorde brasileiro, de 247kg, estabelecido no Campeonato Mundial do ano passado, em Bogotá, na Colômbia. Em contrapartida, a quinta colocação mantém vivo e cada vez mais real o sonho de disputar os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
“O fato de estar entre as cinco melhores do Mundo é muito bom, e isso não dá para negar”, reconheceu Laura. “É meu terceiro ano competindo entre as dez melhores, no pelotão de elite, o que me deixa muito feliz”, acrescentou. “Mas estou triste por meu resultado pessoal, pois me cobro bastante e eu sei que poderia ter ido bem melhor”, concluiu.
O ouro do arremesso acabou novamente com a chinesa Zhouyu Wang, com 159kg. A compatriota Xiaomei Liang terminou na segunda colocação, com seus 155kg. E a australiana Eileen Cikamatana levou a medalha de bronze na prova, com 146kg.
A ordem de classificação se repetiu na carga total. Zhouyu Wang foi a medalhista de ouro, com 281kg. Xiaomei Liang terminou com a prata, alçando um total de 277kg. E a australiana Eileen Cikamatana levou a medalha de bronze, com 256kg.
A quarta – e última – brasileira a subir na plataforma em Riad será Taiane Justino, pela categoria acima de 87kg feminino. Multimedalhista na base, a atleta de 19 anos é uma das favoritas a medalhas no Mundial Sub-20 e ótima aposta para os próximos ciclos.
A pesista compete no Grupo B, subindo à plataforma a partir das 5h30 (de Brasília) de sábado, 16 de setembro, com carga de entrada em 250kg. Taiane será a quarta atleta a competir na prova que não conta com transmissão, mas que pode ser acompanhada em tempo real pelo site da Federação Internacional de Levantamento de Pesos, no link https://www.iwf.net/scoreboard/graphics/get_scoreboard_IWF.html.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com