Definidas as quatro representantes do Brasil no Campeonato Mundial Adulto

Competição será disputada em Riad, na Arábia Saudita; comissão técnica convoca as três atletas que obtiveram índices e uma aposta para 2028

Eduarda Souza disputará seu primeiro Mundial em Riad. Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP.

 

Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

A comissão técnica da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), capitaneada pelo treinador Dragos Stanica, definiu quem serão as quatro representantes do Brasil no Campeonato Mundial Adulto, que será disputado em Riad, na Arábia Saudita, entre os dias 4 e 17 de setembro.

Foram convocadas as três atletas que obtiveram índices para a competição em eventos anteriores: Amanda Schott (categoria até 71kg feminino), Eduarda Souza (até 59kg feminino) e Laura Amaro (até 81kg feminino). Como nenhum outro pesista conquistou índice, a comissão técnica optou por levar uma atleta que vem demonstrando nas categorias de base que poderá brigar por vaga olímpica em 2028, com o objetivo de prepará-la: Taiane Justino, na categoria acima de 87kg.

Vale lembrar que os índices para a disputa do Mundial foram estabelecidos pela CBLP com o objetivo de conquista de vagas olímpicas. Para isso, foi feita uma análise de cada categoria, os principais pesistas internacionais que estão na briga e as marcas que precisam ser batidas para estar no seleto grupo que vai a Paris.

Para conquistar o índice mundial, os atletas tiveram, somente nesta temporada, cinco oportunidades distintas: Avaliação Técnica da CBLP (fevereiro), Campeonato Pan-Americano (março), Campeonato Brasileiro (maio), Grand Prix de Havana (junho) e Campeonato Sul-Americano (julho).

Do grupo, além de Taiane Justino, que ainda terá mais um ano na categoria sub-20 em 2024, a grande novidade é Eduarda Souza. A atleta reside em Portugal há alguns anos, compete em grande parte do tempo na Espanha e vem conquistando resultados surpreendentes para a sua faixa de idade, com apenas 18 anos. Ela garantiu índice para o Mundial na única prova que disputou no ciclo olímpico: o Campeonato Brasileiro, em Sete Lagoas, no mês de maio.

Se Taiane e Eduarda são ótimas apostas para os Jogos de 2028, Amanda Schott e Laura Amaro são o presente da modalidade. Vice-campeã mundial em 2021, Laura foi a primeira mulher do país a conquistar medalha em um Campeonato Mundial Adulto de Levantamento de Pesos e vai em busca de sua primeira Olimpíada. Amanda, medalhista na mesma edição, disputa uma das faixas de peso mais concorridas dos Jogos Olímpicos, porém vem quebrando recordes sucessivos e chega forte para o Mundial.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com