Eduarda estreou em Jogos Pan-Americanos e fez sua segunda competição internacional na carreira; Amanda Schott é desclassificada na prova para até 71kg
Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP
O segundo dia do levantamento de pesos do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, teve duas atletas em ação. Eduarda Souza, em sua primeira participação no torneio, terminou a prova da categoria até 59kg feminino na oitava colocação. Amanda Schott foi desclassificada na prova para até 71kg.
Eduarda passou por momentos difíceis no arranco. Ela iniciou com a pedida de 90kg, cinco abaixo de seu recorde pessoal e recorde nacional. Não conseguiu completar o movimento e partiu logo na sequência para tentar novamente a mesma carga, com bastante confiança, mas novamente não conseguiu. Os técnicos Thiago Couto e Dragos Stanica buscaram dar ânimo para a atleta nos dois minutos para sua nova participação. E, finalmente, Eduarda conseguiu a marca, fechando em oitavo lugar a primeira parte da prova.
No arremesso, Eduarda parecia bem mais tranquila. Sua primeira carga, de 110kg, era nove quilos abaixo do recorde nacional e pessoal. Executou com certa tranquilidade e subiu para 115kg. Desta vez, lutou bastante, mas manteve a barra no posicionamento correto. Logo após, sentiu-se mal e abandonou a competição, terminando em oitavo lugar no total, com 205kg.
Amanda desclassificada
A outra brasileira na plataforma neste domingo foi Amanda Schott, na categoria até 71kg feminino. Ela não foi bem na disputa. Pediu 105kg na sua primeira tentativa e na segunda, não conseguindo completar o movimento. Na terceira tentativa, subiu para 107kg, um quilo abaixo do recorde nacional e pessoal, também falhou e foi desclassificada.
Atrações de segunda-feira
Mais dois brasileiros pisam na plataforma do Ginásio Chimikowe, em Peñalolén, nesta segunda-feira (23). Marco Túlio Gregório é o primeiro a entrar em ação, às 16h, na categoria até 102kg masculino. Seu peso de entrada é o segundo maior da prova (365kg), atrás apenas do colombiano Jonathan Rivas. Vice-campeã mundial de 2021, Laura Amaro compete às 19h30, na categoria até 81kg feminino, também com o segundo maior peso de entrada, de 245kg, dois abaixo da norte-americana Olivia Reeves.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com