Competições englobam as categorias sub-17, sub-20 e adulto, contando com a participação de doze promissores atletas brasileiros
Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa CBLP
Os jovens talentos brasileiros do levantamento de pesos encaram um novo desafio a partir desta quarta-feira (19), quando terão início o Campeonatos Pan-Americano Sub-20 e o Sul-Americano Adulto, Sub-20, Sub-17 e Sub-15, todos realizados em Palmira, na Colômbia. As disputas ocorrem até o próximo dia 25.
Participam das competições mais de 270 pesistas, representando 17 países. O Brasil terá doze atletas, ficando fora apenas da competição sub-15. A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) está confiante em bons resultados nos torneios, que serão disputados no Pavilhão Branco do Complexo Esportivo Ramiro Echeverry Sánchez.
São nove mulheres e três homens inscritos para representar o Brasil. E é justamente no feminino que residem as maiores esperanças de recordes e medalhas. A maioria delas em Taiane Justino, de 20 anos, que competirá na categoria +87kg, tanto no Pan quanto no Sul-Americano.
Em abril deste ano, na Copa do Mundo de Phuket, na Tailândia, Taiane, competindo entre atletas da categoria adulto, estabeleceu dez novos recordes, entre nacionais e sul-americanos. Ela está sendo preparada para ser um dos principais nomes da modalidade nos próximos anos. Compete no dia 26, a partir das 16h.
Outros destaques no feminino
Não só Taiane Justino, mas outras duas atletas também merecem destaque: Beatriz Kamille e Laila Grimaldi. Ambas conquistaram medalhas de prata e bateram recordes no Campeonato Mundial Sub-17, realizado em maio deste ano em Lima, no Peru. Elas competirão no Campeonato Sul-Americano: Beatriz na categoria até 49kg – compete no dia 20, às 20h – e Laila na até 81kg – compete no dia 23, às 20h.
O Brasil ainda terá como representantes no feminino: Anna Carolina Mendes e Isanelly Cristina, disputando o Sul-Americano Sub-17 na categoria até 40kg (23/6, às 20h); Stephany Guimarães, disputando o Sul-Americano Sub-20 na categoria até 71kg (22/6, às 20h); Julia Vieira e Marcella Silva, disputando Pan e Sul-Americano Sub-20 na categoria até 64kg (22/6, às 16h);
Fechando o time brasileiro temos Emily Rosa, única representante do país no Sul-Americano Adulto. Ela disputa a categoria até 49kg feminino, com a expectativa de buscar medalhas. Compete no dia 20, a partir das 20h.
Masculino contará com três representantes
No masculino, serão três brasileiros a competir em Palmira. E o que mais desperta expectativa é Matheus Pessanha, que vem mostrando ser um promissor atleta da modalidade. Matheus competirá no Pan e no Sul-Americano Sub-20, na categoria até 102kg. Sobe à plataforma no dia 24, a partir das 14h.
Os outros representantes do Brasil são Cristhian Lacerda, que vai disputar o Sul-Americano Sub-20 na categoria até 109kg (24/6, às 18h); e Felipe Dias, que disputará Pan e Sul-Americano sub-20, na categoria até 89kg (23/6, às 14h).
“Os atletas jovens que estamos levando que já possuem experiência internacional vão brigar por recordes, títulos e medalhas. Também temos a Emily, no adulto, que pode lutar pelo título sul-americano”, afirmou Dragos Stanica, técnico da equipe brasileira, que também acredita num bom desempenho dos atletas que serão estreantes em competições internacionais.
“Temos alguns atletas que vão competir pela primeira vez, mas deposito esperança em todos eles. Vamos em busca de medalhas, de recordes pessoais e também brasileiros. Eles possuem condições para isso”, garantiu.
Transmissão
Quanto à transmissão dos eventos, todas as categorias serão transmitidas pelos canais do YouTube da Federação Pan-Americana de Levantamento de Pesos (https://www.youtube.com/@panampesas), da Confederação Sul-Americana (https://www.youtube.com/@confederacionsudamericana) e pela Panam Sports (www.panamsportschannel.org).
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com