Amanda Schott, Josué Lucas, Laura Amaro, Letícia Laurindo, Marco Túlio Gregório, Nathasha Rosa, Taiane Justino e Thiago Félix vão à plataforma em Assunção, no Paraguai
José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP
A equipe do levantamento de pesos do Brasil está pronta para entrar em plataforma nos Jogos Sul-Americanos. A competição, que tem disputas começando a partir deste domingo (2), terá oito brasileiros com apetite de alcançar o maior número de medalhas possível para o país em Assunção, no Paraguai.
O evento multiesportivo, o qual terá a cerimônia de abertura realizada neste sábado (1º), contará com as disputas da modalidade até a próxima quarta-feira (5).
Nele, o Brasil será defendido por Amanda Schott (76kg feminino), Josué Lucas (73kg masculino), Laura Amaro (87kg feminino), Letícia Laurindo (55kg feminino), Marco Túlio Gregório (96kg masculino), Nathasha Rosa (49kg feminino), Taiane Justino (+87kg feminino) e Thiago Félix (61kg masculino). Todos eles serão acompanhados pelo técnico Dragos Stanica.
A competição na capital paraguaia, diferentemente de como ocorrerá nos Jogos Olímpicos Paris 2024, segue a antiga divisão de categorias no levantamento de pesos (a mesma utilizada na Olimpíada de Tóquio), que não contemplam algumas faixas de pesos.
E nessa busca verde e amarela por pódios nos Jogos Sul-Americanos, Marco Túlio é um atleta que já conhece o caminho do triunfo no evento multiesportivo. O pesista dos 96kg masculino esteve na edição de Santiago, no Chile, em 2014, e saiu com a prata na ocasião.
“Eu me preparei bem para esta competição, estou motivado. Acredito que este evento seja muito importante no caminho para a Olimpíada de Paris (2024), porque já dá para entrar no clima, de sentir aquele gostinho de Jogos. É muito gostoso quando junta todas as modalidades em um só evento”, avaliou o pesista brasileiro.
Quem também já participou dos Jogos Sul-Americanos foi Laura Amaro. Uma das esperanças brasileiras de bons resultados em Paris, ela esteve na última edição, que aconteceu em Cochabamba, na Bolívia, em 2018. À época, ela encerrou a competição na quinta posição na categoria para 69kg.
“Já se passaram quatro anos da minha última participação. Agora, a gente vê uma Laura que aprendeu bastante de lá para cá e chega com uma cabeça muito diferente e motivada para trazer uma medalha para o Brasil. Estou muito ansiosa, disputar os Jogos é uma experiência sensacional, em que só de receber a mala já é uma sensação maravilhosa, é uma energia que contagia”, descreveu a atleta.
Na última competição internacional disputada por Laura, ela levou três medalhas de bronze no Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos (atuando na categoria para 81kg) e ainda bateu dois recordes brasileiros.
Mesmo com a grande atuação, Amaro quer ainda mais. Para ela, os Jogos podem ser uma boa preparação para o Campeonato Mundial da modalidade, que acontecerá em dezembro deste ano, em Bogotá, na Colômbia. O compromisso será qualificatório para a Olimpíada de Paris.
“Maior objetivo é melhorar o resultado do Pan-Americano, mas sabendo que é uma competição que está nos preparando para o Mundial. É ajustar o que tiver que ajustar, se divertir bastante e trazer a medalha”, afirmou Laura.
Na última exibição brasileira na modalidade em Jogos Sul-Americanos, o país finalizou a edição da Bolívia com três medalhas: uma prata de Luana Madeira nos 48kg e dois bronzes, sendo um de Emily Rosa também nos 48kg e outro de Vinicius Dias nos 69kg.
Confira abaixo a programação da participação brasileira em Assunção:
Domingo, 02/10:
– 49kg feminino: Nathasha Rosa;
– 61kg masculino: Thiago Félix;
– 73kg masculino: Josué Lucas.
Segunda-feira, 03/10:
– 55kg feminino: Letícia Laurindo.
Terça-feira, 04/10:
– 76kg feminino: Amanda Schott;
– 96kg masculino: Marco Túlio Gregório.
Quarta-feira, 05/10:
– 87kg feminino: Laura Amaro;
-+87kg feminino: Taiane Justino.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
contato@fatoeacao.com