Time principal da modalidade, com três homens e três mulheres, vai buscar medalhas na capital chilena
Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP
Chegou a hora do desafio. A equipe principal brasileira de Levantamento de Pesos chegou na noite de segunda-feira (16) em Santiago, no Chile, visando a disputa dos Jogos Pan-Americanos. A participação da modalidade na competição ocorrerá de 21 a 24 deste mês, tendo como palco o Ginásio Chimikowe, em Peñalolén, comuna da capital chilena.
De olho nas medalhas, a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) leva a Santiago seus principais atletas. No feminino, Laura Amaro (vice-campeã mundial dos 81kg feminino em 2021, no Uzbequistão, e quinta colocada no Mundial de Riad, disputado em setembro deste ano); Amanda Schott (medalhista de bronze no Mundial de 2021, quando ainda competia na categoria até 87kg); e Eduarda Morais (recordista brasileira na categoria até 59kg).
No masculino, também representarão o Brasil três atletas: Marco Túlio Gregório (três medalhas no último Campeonato Pan-Americano da modalidade, em março, na categoria até 96kg); Mateus Gregório (medalhista em Jogos Pan e Sul-Americanos, na antiga categoria até 105kg); e Thiago Félix (campeão nos Jogos Sul-Americanos no Paraguai, ano passado, na categoria até 61kg).
Técnico da equipe brasileira, Dragos Stanica acredita que o Brasil pode conquistar medalhas e aponta Amanda Schott como a principal candidata ao pódio em Santiago.
“No feminino, creio que Amanda lutará por medalhas. Laura também pode ir ao pódio, dependendo das adversárias que enfrentar. Há um mês, houve o Campeonato Mundial, e quem estiver com o melhor condicionamento físico se apresentará melhor agora. Mas pode haver surpresas”, disse o treinador, lembrando que será a primeira vez que as três atletas disputarão os Jogos Pan-Americanos.
Sobre o desempenho do Brasil no masculino, o treinador declarou também estar confiante numa boa participação de nossos pesistas:
“O Thiago está na briga por medalhas, e o Túlio também pode alcançar um bom resultado. Já o Mateus está voltando agora às competições internacionais e vai disputar uma categoria que não é a dele, em função de critérios olímpicos e pan-americanos. Vai encontrar adversários muito fortes, mas creio que pode cumprir uma boa participação”.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com