Federação Internacional de Levantamento de Pesos oficializa classificação de Amanda Schott para os Jogos Olímpicos

Atleta pulou para a décima colocação na categoria até 71kg feminino, garantindo a vaga em Paris 2024

Amanda Schott vai disputar os Jogos Olímpicos pela primeira vez. Foto: Gaspar Nóbrega/COB

 

Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O Brasil tem, oficialmente, mais uma atleta classificada para os Jogos Olímpicos Paris 2024. A niteroiense Amanda Schott foi confirmada nesta quarta-feira (15), pela Federação Internacional de Levantamento de Pesos (IWF) na lista de classificadas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Será a primeira vez que ela participa da competição.

Amanda vai disputar a categoria para atletas até 71kg. Ela será a segunda atleta brasileira da modalidade nos Jogos, já que Laura Amaro garantiu a vaga no mês passado, na categoria até 81kg feminino, após ótimo desempenho na Copa do Mundo da Tailândia, quando garantiu a classificação entre as dez primeiras colocadas.

Durante o período em que os atletas puderam obter índices para os Jogos, Amanda ficou em 12° na classificação, o que a tiraria da disputa, já que apenas as dez primeiras de cada categoria conquistavam a vaga direta. Era necessário que duas atletas deixassem de figurar na lista, por troca de categoria ou pelo fato de um país optar por outras categorias – cada país só pode levar, no máximo, três atletas em cada gênero.

Foi o que aconteceu durante os últimos dias, com representantes da China e da França. Porém, só após a oficialização dos países que a lista de seus representantes é definitiva, existe a atualização e confirmação por parte da IWF. Outros países ainda não oficializaram a escolha, mas isso não impactará mais na classificação das brasileiras. A lista divulgada hoje pode ser vista no link https://iwf.sport/wp-content/uploads/downloads/2024/05/P2O7G29.pdf.

Amanda Schott se firmou como o grande nome da categoria neste ciclo olímpico. Foi medalhista de bronze na disputa do Mundial de 2021, quando ainda competia na categoria até 87kg. Com a redução no número de categorias para os Jogos Olímpicos de Paris, ela optou pela categoria até 71kg. Depois disso, continuou conquistando medalhas em competições internacionais, como o bronze nos Jogos Sul-Americanos de 2022. No último Campeonato Pan-Americano, ficou com o bronze no arranco, mas se lesionou na prova do arremesso, o que acabou impedindo sua participação na Copa do Mundo.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com