HISTÓRICO! Thiago Félix conquista a primeira medalha de ouro do levantamento de pesos do Brasil em Mundiais Adultos

Brasileiro venceu a disputa no arranco na prova para atletas até 55kg, conquistando também o bronze no arremesso e a prata no total

Thiago Félix exibe as três medalhas conquistadas em Manama. Foto: Acervo Pessoal                               

 

Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O levantamento de pesos do Brasil teve mais um dia histórico nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro de 2004. O pequeno Thiago Félix conquistou em Manama, no Bahrein, a primeira medalha de ouro do Brasil em Campeonatos Mundiais Adultos. Ele levantou 121kg no arranco, a melhor marca entre todos os participantes da prova para atletas masculinos de até 55kg. Além disso, fez 148kg no arremesso (bronze) e 269kg na soma dos dois exercícios (prata).

Thiago fez uma prova perfeita. Acertou as três tentativas no arranco, com 114kg, 118kg e 121kg, superando a fortíssima concorrência com os asiáticos: o tailandês Natthawat Chomchuen, o vietnamita Son Ngo, o saudita Mansour Al Saleem e, principalmente, o chinês Yang Yang. A confirmação da medalha dourada veio após o erro de Yang na sua última tentativa, quando tentava estabelecer a marca de 122kg. O chinês ficou com a prata (120kg) e o tailandês com o bronze (120kg).

Mas Thiago ainda tinha mais para conquistar. Na disputa do arremesso, mais uma vez fez boa prova. Dos 14 atletas na disputa, somente ele e o búlgaro Dzhan Zarkov acertaram as seis tentativas, três no arranco e três no arremesso. O brasileiro levantou 142kg, 145kg e 148kg. Desta vez, a torcida não deu muito certo, pois o tailandês Chomchuen conseguiu superá-lo posteriormente, com 153kg, garantindo a prata no arremesso e o ouro no total. Mais um asiático, o norte-coreano Un Chol Pang, que havia zerado no arranco, fez 154kg no arremesso, subindo ao pódio do exercício em primeiro. O filipino Fernando Agad Júnior ficou com o bronze no total (263kg).

“Eu nem raciocinei ainda que eu estou com essa medalha! Ainda não caiu a ficha. Mas estou feliz, feliz, muito obrigado a todo mundo, Dragos, Confederação, todo mundo que fez parte disso. A gente veio trabalhando pra isso, né? A gente tinha olhado os resultados do ano passado, então tínhamos calculado mais ou menos isso. Tentei brigar pelas três de ouro, mas uma foi garantida”, disse o atleta, após a conquista.

“O Thiago foi sensacional. Ele conseguiu fazer na competição perfeita. A competição em termos de estratégia foi muito difícil, porque mudou o tempo inteiro. O tempo inteiro os adversários mudavam. Foi uma rotação de adversários que você não sabia em quem se concentrar. Ele foi o único medalhado que não é da Ásia nessa competição. Para vencer esses asiáticos foi muito difícil. A competição, a forma como ele se concentrou, foi sensacional. Perdeu seis quilos de peso para fazer a categoria. Tinha uma dedicação exemplar para isso. E a recompensa veio. Foi sensacional mesmo, o primeiro campeão mundial da história do levantamento de pesos brasileiro no adulto”, analisou o técnico da Seleção, Dragos Stanica.

Brasil na plataforma

Laura Amaro, até então dona do melhor resultado brasileiro em Campeonatos Mundiais Adultos de Levantamento de Pesos, é a próxima a tentar um grande resultado no Bahrein. Ela compete na sexta-feira, dia 13, às 11h30, na prova para atletas femininas até 81kg. Seu peso de entrada é de 250kg, próximo de seu recorde pessoal e nacional, de 253kg. Laura disputa seu quarto mundial, tendo conquistado uma medalha de prata no arranco em 2021. No ano passado ela ficou em quinto lugar, bem perto do pódio.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com