Índices, validade das marcas e classificações internacionais: um guia com tudo que os pesistas precisam saber

Com a mudança das categorias de peso estabelecida no início de dezembro pela Federação Internacional (IWF), CBLP esclarece sobre a classificação dos atletas

Nelson Ayres (Fato&Ação Comunicação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O levantamento de pesos teve uma mudança importante para 2025. Foram estabelecidas novas categorias de peso a partir desta temporada, válidas a partir do dia 1º de junho. Com isso, surgiram muitas dúvidas sobre as classificações internacionais dos atletas. A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos preparou um guia para todos poderem entender o funcionamento das classificações para a Seleção Brasileira nas diversas categorias.

As novas categorias

A partir de 1º de junho de 2025, as novas categorias de peso das faixas etárias adulto e sub-20 serão:

  • Feminino: até 48kg, até 53kg, até 58kg, até 63kg, até 69kg, até 77kg, até 86kg e acima de 86kg;
  • Masculino: até 60kg, até 65kg, até 71kg, até 79kg, até 88kg, até 98kg, até 110kg e acima de 110kg.

No sub-17, são estas as novas categorias:

  • Feminino: até 44kg, até 48kg, até 53kg, até 58kg, até 63kg, até 69kg, até 77kg e acima de 77kg;
  • Masculino: até 56kg, até 60kg, até 65kg, até 71kg, até 79kg, até 88kg, até 98kg e acima de 98k.

Estas mudanças foram aprovadas no Congresso Anual da Federação Internacional de Levantamento de Pesos (IWF), no início de dezembro, depois da última Avaliação Técnica da CBLP.

E como ficam os índices já estabelecidos?

Os atletas que conquistaram índices nas últimas competições da temporada, a Avaliação Técnica, o Campeonato de la República (Bariloche) e o Campeonato Mundial Adulto, terão as suas participações asseguradas nas competições internacionais para as quais conquistaram vagas.

Pan-Americano Sub-20

Para o Campeonato Pan-Americano Sub-20, marcado para março, em Cuba, a CBLP vai levar os atletas que conquistaram os índices na Avaliação Técnica e no Campeonato de la República, com o reforço do atleta Felipe Dias. Como a equipe tinha apenas três atletas com índices, sendo dois na mesma categoria, e o Brasil precisava de mais um para tentar completar as três vagas nos Jogos Pan-Americanos Sub-20 (o Campeonato Pan-Americano é classificatório para os Jogos), a entidade convocou o atleta de outra categoria que obteve os resultados mais próximos do índice necessário para conseguir a classificação na competição.

Foi definido pela Confederação Pan-Americana de Levantamento de Pesos (CPLP) que a competição será disputada com as novas categorias de peso, já que o evento é classificatório para os Jogos Pan-Americanos Sub-20, em agosto, no Paraguai, já sob vigência destas novas categorias.

Mundial Sub-17 e Sub-20

Os atletas que obtiveram índices para as duas competições, marcadas para acontecer no final de abril, no Peru, vão ser convocados pela CBLP. Esta competição ainda será disputada com as categorias de peso antigas. Os índices podem ser encontrados AQUI.

Campeonato Pan-Americano Adulto

Os atletas que conquistaram índices no Campeonato Mundial Adulto e na Avaliação Técnica de dezembro já estão assegurados no Pan Adulto, independentemente da categoria de peso que venham escolher. O Pan Adulto será disputado em julho, na Colômbia. Até o momento, são quatro classificados: Laura Amaro, Mateus Gregório, Nathasha Rosa e Thiago Félix.

Avaliação Técnica de fevereiro

Como apenas os Mundiais Sub-17 e Sub-20 ainda serão disputados com as categorias antigas, a CBLP vai utilizar as novas categorias na Avaliação Técnica de fevereiro, no Rio de Janeiro. O convite pode ser encontrado AQUI.

Composição dos Índices

Os índices da CBLP para participação internacional visam estabelecer critérios técnicos para cada categoria, baseados nos resultados internacionais obtidos pelos atletas de todo o mundo em cada uma destas faixas. Assim, os atletas que atingirem estes índices estão muito próximos de resultados que possam assegurar medalhas nas competições que irão disputar, fazendo com que a Seleção Brasileira seja composta apenas por pesistas com reais chances de conquistas.

Vale lembrar que a CBLP custeia todas as despesas dos atletas nas viagens internacionais, incluindo passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte e diárias, utilizando verbas da Lei Agnelo Piva e prestando contas dos recursos utilizados ao Comitê Olímpico do Brasil e ao Ministério do Esporte.

Validade dos Índices

Os índices estabelecidos pelos atletas nas competições oficiais são válidos por seis meses. A contagem é feita tomando por base a data de inscrição dos atletas nos eventos e não a data de realização do evento.

Para facilitar a compreensão de atletas e treinadores, a CBLP criou uma tabela que mostra até que data ele precisa fazer o índice para participar de cada evento internacional. Esta tabela pode ser encontrada AQUI.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com