Na Colômbia, Matheus Pessanha conquista seis ouros e quatro recordes, enquanto Taiane Justino leva quatro ouros

Ambos se sagram campeões pan e sul-americanos sub-20 em suas respectivas categorias; Cristhian Izaias fatura três bronzes

Matheus Pessanha conquistou todas as medalhas de ouro possíveis em suas faixas de peso e etária. Foto: CBLP

Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa CBLP

O levantamento de pesos do Brasil voltou a ter um dia recheado de medalhas em Palmira, na Colômbia, na disputa dos Campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano. Os grandes nomes desta segunda-feira (24) foram os de Matheus Pessanha, da categoria até 102kg masculino, e de Taiane Justino, na categoria +87kg feminino. Ambos foram campeões em suas disputas.

Matheus faturou seis medalhas de ouro nos Campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano Sub-20. Foram três em cada competição, igualando um recorde de carga pessoal e batendo outros quatro. Pelas mesmas competições e faixa etária, Taiane Justino ganhou quatro medalhas de ouro e duas de prata. Outro brasileiro a subir na plataforma, Cristhian Izaias faturou três de bronze no Campeonato Sul-Americano Sub-20.

Matheus Pessanha conquista o título e quebra recordes

Matheus Pessanha sobrou na categoria até 102kg, tanto no Pan quanto no Sul-Americano Sub-20. No arranco, iniciou com 155 kg, passou a 198 kg e garantiu o ouro, nos dois campeonatos, com 157kg, igualando seu próprio recorde brasileiro.

Mas ele queria mais. No arremesso, após superar as cargas de 193kg e 198kg, fechou com 201kg, batendo o recorde brasileiro. Na carga total, estabeleceu os novos recordes nacional, pan-americano e sul-americano, com 358kg.

“Estou muito feliz com meu desempenho nesta competição. Precisava fazer a carga que fiz no arremesso. Estava muito esperançoso e, conquistar essas seis medalhas me deixa muito satisfeito”, afirmou depois da grande atuação na plataforma em Palmira.

Taiane Justino comprova seu favoritismo

Atleta mais cotada do Brasil no levantamento de pesos feminino sub-20, Taiane Justino também cumpriu uma campanha vitoriosa em Palmira. Somente no arranco ela não conseguiu o ouro: ficou com a prata Pan e Sul-Americana da categoria +87kg, com a marca de 106kg.

No arremesso, a história foi outra. Com os 135kg obtidos logo em sua primeira tentativa (não superou 148kg na segunda e abriu mão da terceira), conquistou o ouro. Metal que se repetiu na carga total, com 241kg, assegurando mais duas medalhas douradas nos dois campeonatos.

Três bronzes para Cristhian Izaias

Já na categoria até 109kg masculino, no sub-20, Cristhian Izaias conquistou três medalhas de bronze no Campeonato Sul-Americano. Suas marcas foram de 120kg no arranco e 140kg no arremesso, totalizando 260kg. “Foi minha primeira competição internacional e eu poderia ter ido melhor. Mas dei o meu máximo”, afirmou.

Encerrada a participação brasileira no evento

Com as medalhas de Matheus Pessanha, Taiane Justino e Cristhian Izaias, o Brasil encerrou sua participação no evento em Palmira. Isanelly foi eleita a melhor atleta do Campeonato Sul-americano Sub-17 entre as mulheres e Matheus o melhor da mesma competição masculina, no Sub-20. Confira a listagem de todos os medalhistas brasileiros nos Campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano:

• Isanelly Cristina (sub-17 até 40 kg) – ouro no arranco, no arremesso e no total no Sul-Americano;
• Anna Carolina Mendes (sub-17 até 40 kg) – prata no arranco, no arremesso e no total no Sul-Americano;
• Beatriz Kamille (sub-17 até 49 kg) – bronze no arranco; prata no arremesso e no total no Sul-Americano;
• Emily Rosa (adulto) – ouro no arranco, no arremesso e no total no Sul-Americano;
• Júlia Vieira (sub-20 até 59 kg) – duas pratas no arranco, no arremesso e nos totais – vice-campeã pan-americana e campeã sul-americana;
• Laila Grimaldi (sub-17 até 81 kg) – ouro no arranco, bronze no arremesso e bronze no total no Sul-Americano;
• Felipe Dias (sub-20 até 89 kg) – dois bronzes no arranco e dois bronzes no arremesso nos Campeonatos Pan e Sul-Americano;
• Matheus Pessanha (sub-20 até 102 kg) – dois ouros no arranco, dois no arremesso e dois no total – campeão pan e sul-americano;
• Taiane Justino (sub-20 + 87 kg) – duas pratas no arranco, dois ouros no arremesso e dois ouros no total – campeão pan e sul-americana;
• Cristhian Izaias (sub-20 até 109 kg) – bronze no arranco, no arremesso e no total no Campeonato Sul-Americano.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com