Em uma prova quase perfeita na categoria até 102kg, brasileiro alçou 166kg no arranco (ouro), 194kg no arremesso (prata) e 360kg no total (prata); Laura Amaro ficou em sexto na prova até 81kg feminino
Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP
O Brasil se despediu do Campeonato Pan-Americano Adulto colocando um atleta no pódio. Graças ao excelente desempenho de Marco Tulio Gregório na prova da categoria até 102kg, realizada nesta sexta-feira (31), em Bariloche. Das seis tentativas, em apenas uma o pesista brasileiro não obteve êxito. Alçou 166kg no arranco, obtendo a medalha de ouro na prova, 194kg no arremesso (prata) e 360kg no total (prata).
Na prova de arranco, Marco Tulio iniciou com a carga de 162kg, com sucesso. Subiu a pedida para 166kg, novamente tendo êxito na tentativa. Com a medalha de ouro já garantida na prova, após superar o norte-americano Rayan Sester, subiu a carga para 170kg, porém não conseguiu completar o movimento. Foi a sua única falha em toda a prova. Sester ficou com a prata, levantando 165kg, com Luis Armando Lopez, de Porto Rico, faturando o bronze (161kg).
No arremesso, Sester foi dominante. Alcançou a carga de 207kg, se isolando na primeira colocação. Marco Tulio buscou fazer uma prova segura, subindo gradativamente suas cargas, que iniciou em 185kg, passando por 190kg e fechando em 194kg, resultado que lhe valeu a medalha de prata. O bronze foi para Jhohan Matamoros, da Venezuela, com 189kg.
No total combinado, Rayan Sester ficou com a medalha de ouro, com a carga de 372kg. O brasileiro ficou com a medalha de prata, combinando um total de 360kg após as duas provas. E o porto-riquenho Luis Armando Lopez foi bronze, com 348kg no total. Marco Tulio Gregório foi o único dos brasileiros a conquistar medalhas no Campeonato Pan-Americano adulto.
“Gostei demais da minha competição, superei as marcas que eu já vinha lutando há algum tempo. Começamos com o pé direito. Passo a passo vamos chegar a objetivos maiores”, avisa Marco Túlio, de olho em vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, já que a prova é uma das que valem pontos para o ranking olímpico.
Laura em sexto
Na prova da categoria até 81kg feminino, Laura Amaro fechou sua participação na sexta colocação. Na competência de arranco, não conseguiu superar a marca de 106kg na primeira tentativa. Subiu a carga para 107kg no segundo intento, executado o movimento com sucesso. Mas voltou a ter problemas na terceira oportunidade, agora para a carga de 111kg, fechando a prova na quinta colocação.
No arremesso, alçou 135kg na primeira tentativa, apesar da dificuldade para estabilizar o peso ao final do movimento. Aumentou a carga para 139kg na segunda subida à plataforma, mas não obteve sucesso. O mesmo ocorreu na terceira tentativa, agora para a carga de 140kg, fechando o arremesso na sexta colocação.
No total, a brasileira alçou 242kg no Campeonato Pan-Americano adulto, dois quilos acima de sua carga de entrada, marca que a deixou na sexta colocação. A medalhista de ouro da prova foi a equatoriana Neisi Dajomes Barrera, com 256kg combinados. Ayamey Medina Roca, de Cuba, foi prata com seus 254kg. E Tamara Salazar Arce, também do Equador, fechou o pódio com 253kg.
Neisi venceu também a prova de arranco, com 115kg, ficando com a prata no arremesso (143kg). A cubana Ayamey foi prata no arranco (113kg) e bronze no arremesso (141kg), enquanto Tamara faturou o bronze no arranco (110kg) e o ouro no arremesso (143kg).
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com