No terceiro dia do Campeonato Sul-Americano em Guaiaquil, no Equador, pesistas brasileiros conquistam oito ouros e uma prata; João Vitor Costa quebrou dois recordes brasileiros
Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP
Em dia de muita chuva na equatoriana Guaiaquil, pingou medalhas de ouro no pescoço dos atletas brasileiros que disputam o Campeonato Sul-Americano de levantamento de pesos. Nesta sexta-feira (7), João Vitor Costa faturou três ouros e quebrou dois recordes nacionais, Laila Rizzo arrebatou outros três ouros e Lourdes Califrer subiu ao pódio para receber mais dois ouros, além de uma prata.
João Victor Costa foi o primeiro subir na plataforma, pela competição sub-17 da categoria 73kg masculino. Na prova do arranco foi dominante, alçando 113kg contra 106kg do segundo colocado Jeremy Castilho, do Equador, e também do terceiro Kyle Bogado, do Paraguai.
No arremesso, João Victor e Kyle competiram quilo a quilo pelo ouro. O brasileiro levou a melhor, com seus 141kg, o novo recorde brasileiro da faixa etária. O paraguaio chegou aos 140kg, ficando com a prata. Jeremy Castilho, do Equador, foi bronze, com 130kg levantados.
Na carga total, João Victor estabeleceu mais um recorde brasileiro sub-17, somando 254kg nos dois movimentos. O paraguaio Kyle Bogado ficou com a prata, totalizando 246kg, enquanto o equatoriano Jeremy Castilho levou o bronze, com 236kg totais.
Terceiro ouro de Lourdes escapa por 1kg
Na categoria 64kg feminino, Lourdes Califrer conquistou três medalhas na competição sub-20. A primeira delas no arranco, que fechou na segunda colocação, com 86kg. O ouro ficou no Equador, com Damary Mina e seus 87kg, apenas 1kg a mais do que a brasileira. E o bronze foi parar na Argentina, com Milena Ayala (83kg).
No arremesso, Lourdes garimpou o ouro ao alçar 109kg, um a mais do que a medalhista de prata Karina Rain, do Chile (108kg) e dois acima de Damary Mina, do Equador, dona da medalha de bronze (107kg). A pesista ficou a um quilo de igualar o atual recorde brasileiro da faixa etária.
No peso total, Lourdes conquistou seu segundo ouro no dia, com o total combinado de 195kg. O Equador, com Damary Mina, ficou com a medalha de prata (194kg). Fechando o pódio da categoria, a chilena Karina Rain terminou com a medalha de bronze (190kg).
Laila Rizzo esbanja simpatia e ouros
Última brasileira a competir, Laila Rizzo esbanjou simpatia na plataforma. Saiu consagrada com três medalhas de ouro na competição da categoria 71kg feminino, no sub-17. Venceu o arranco alçando 80kg, cinco acima da marca de Jheysi Paredes, do Peru, medalhista de prata. Constanza Mayorga, do Chile, foi bronze (74kg).
No arremesso, Laila obteve a marca de 97kg e levou para casa sua segunda medalha de ouro. Novamente Jheysi Paredes, do Peru, foi a medalhista prata (95kg). E Constanza Mayorga, do Chile, levou o bronze (92kg).
O pódio se repetiu pela terceira vez na carga total, onde a brasileira Laila Rizzo foi ouro com 177kg, a peruana Jheysi Paredes foi prata com 170kg e a chilena Constanza Mayorga faturou o bronze com 166kg.
Seis brasileiros em ação
O sábado (8) será o dia com o maior número de pesistas brasileiros em competição, totalizando seis. A começar pela dupla João Augusto Coelho (sub-20) e Josué Lucas (adulto), às 14h, todos pela categoria 89kg. Às 16h será a vez de Laura Amaro e Amanda Schott se apresentarem pela categoria 81kg, no adulto feminino.
O sábado ainda reserva a prova da categoria 102kg, quando Gabriel Portela (sub-17) e Pedro Greco (sub-20) sobem na plataforma a partir das 20h. As provas contam com transmissão gratuita pelo canal da Confederação Sul-americana de Levantamento de Pesos no YouTube, no link https://www.youtube.com/@confederacionsudamericana/streams.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com