A Seleção Brasileira Sub 17 está pronta para mais uma competição internacional. Oito atletas embarcam para o México, na próxima segunda-feira (14), para a disputa do Campeonato Pan-americano da categoria, de 15 a 19 de setembro. A competição reunirá, nos salões multiuso do Hotel María Dolores, na cidade de San Luís Potosí, os melhores atletas com menos de 17 anos das Américas do Sul, do Norte, Central e do Caribe.
Duas medalhistas do último Campeonato Mundial Sub 17, realizado em abril, no Peru, integram a equipe brasileira. A belo-horizontina Luana Madeira, vice-campeã da categoria 48 kg, e a carioca Emily Rosa, terceira colocada nos 44 kg e melhor atleta da competição na votação da imprensa, treinaram forte, visando voltar ao pódio. Emily mudou de categoria e, como Luana, disputará uma medalha nos 48 kg.
Também integram a Seleção Brasileira Sub 17 no Campeonato Pan-americano do México: Monique Oliveira da Silva (54 kg), Vitória Lúcia Rios Rodrigues (63 kg) e Thainara Aparecida da Silva Figueiredo (69 kg), Renan de Sena Fernandes (69 kg), Vitor Vinícius Zomer Borneo (69 kg) e Marley Faustino de Almeida Linhares (77 kg), todos campeões nacionais em suas categorias.
A comissão técnica está confiante no bom desempenho dos atletas. “Todos se prepararam muito bem, pois a Confederação nos dá as melhores condições para trabalhar. No feminino, a Luana e a Emily são as favoritas da categoria 48 kg. A Thainara, apesar de ter apenas 15 anos, tem chances de medalha e é uma grande promessa na categoria 69 kg. Já no masculino, o principal nome do Brasil nesta competição é o Marley, que é mineiro e treina no Cefan, no Rio de Janeiro, há um ano e meio”, comenta o técnico principal da Seleção Sub 17 e do Cefan, Carlos Aveiro, chefe da equipe no Pan do México.
O assistente técnico da equipe nacional, o mineiro Márcio Júnior, que é o treinador de Luana Madeira, também acredita na conquista de muitas medalhas. “As expectativas são ótimas, já que todos os atletas fizeram a preparação adequada. A Luana tem chance até de bater o recorde pan-americano da categoria”, destaca.
No Pan do México, a Seleção Sub 17 não contará com a campeã mundial Aline Facciola. A comissão técnica decidiu que ela manterá foco no Campeonato Brasileiro, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de setembro e é a última seletiva para o Mundial Adulto de Houston, em novembro.
O perfil dos atletas pode ser conferido no link:
www.cblp.org.br/campeonato-pan-americano-sub-17
A delegação brasileira viaja na próxima segunda-feira, dia 14, partindo do Rio de Janeiro. O retorno está marcado para o dia 20.
A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos é patrocinada pela Petrobras.
Programação – Campeonato Pan-americano Sub 17
Confira os dias e horários das provas dos brasileiros, em San Luís Potosí.
Dia 16/09 (quarta-feira)
18 horas – categoria 48 kg Fem. – Emily Rosa Figueiredo / Luana Madeira
Dia 17/09 (quinta-feira)
14 horas – 53 kg Fem. – Monique Oliveira da Silva
16 horas – 69 kg Masc. – Renan Fernandes / Vitor Zomer
Dia 18/09 (sexta-feira)
12 horas – 63 kg Fem. – Vitória Lúcia Rios Rodrigues
14 horas – 77 kg Masc. – Marley Faustino
16 horas – 69 kg Fem. – Thainara Aparecida da Silva Figueiredo
Entenda o Levantamento de Pesos
O levantamento de pesos é uma modalidade olímpica composta por duas provas: arranco e arremesso. Na primeira, o atleta deve erguer a barra acima da cabeça em apenas um movimento. Já no arremesso, o atleta primeiramente apoia a barra sobre os ombros para depois erguê-la sobre a cabeça. Os atletas têm três tentativas em cada prova. O objetivo é obter o melhor total, que é a soma do maior peso levantado nas duas provas. O levantamento de peso é dividido em 15 categorias de peso corporal: oito masculinas e sete femininas.
Mais informações para a imprensa:
Cláudia Leal – 31 9952-0345
Méri Grossi – 31 9158-0118
Scritto Comunicação Empresarial
31 3227 2681
Rua Tomé de Souza, 830 – Conj. 1501 – Savassi
CEP: 30140-131 – Belo Horizonte – Minas Gerais