Pesista brasileira estabeleceu as novas marcas brasileiras sub-20 e adulto da categoria acima de 87kg: 107kg no arranco, 140kg no arremesso e 247kg totais
Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP
Anote este nome: Taiane Justino. A jovem pesista não para de surpreender e desta vez conquistou três medalhas de ouro e pulverizou três recordes brasileiros sub-20 e adulto de uma única vez, durante o Campeonato Pan-Americano Sub-20, realizado em Manizales, na Colômbia. Nesta segunda-feira (15), na competição para pesistas acima de 87kg, a brasileira subiu à plataforma para cravar as novas marcas de 107kg no arranco, 140kg no arremesso e 247kg totais.
“Estou feliz com o meu resultado, mas sigo em busca de mais e mais”, confessou Taiane. “Completei minha primeira competição internacional no ano e agora inicia um novo ciclo, onde vou buscar estabelecer novas marcas, novos objetivos e novos recordes”, acrescentou a pesista. As marcas anteriores também pertenciam a Taiane, obtidas na mesma competição no ano passado, com 105kg no arranco, 137kg no arremesso e 242kg totais.
Na prova de arranco, Taiane começou com uma carga de segurança. Ao alçar 103kg, já tinha a certeza da conquista da medalha de ouro na prova. A chilena Arantzazu Pavez, medalhista de prata, anteriormente havia levantado 98kg. Depois a brasileira se focou na quebra do recorde. Teve sucesso na tentativa para 107kg, mas não conseguiu quebrar a marca de 110kg na terceira oportunidade.
A pesista repetiu a estratégia na prova de arranco, utilizando a primeira tentativa para garantir o ouro, levantando 130kg. Novamente prata, a chilena Arantzazu Pavez havia parado nos 115kg. Taiane subiu a carga de forma ousada para 140kg, falhando no primeiro intento. Mas na terceira e última chance, não teve jeito: fez a barra e as anilhas cruzarem o céu colombiano, em tentativa validada por dois dos três árbitros. Estava assim pulverizado mais um recorde.
Com a carga total de 247kg, sete acima da sua carga de entrada, a pesista brasileira alcançou sua terceira medalha de ouro na competição. De quebra, estabeleceu o novo recorde brasileiro sub-20 e adulto. Medalhista de prata, a chilena Arantzazu Pavez ficou 34kg abaixo de Taiane na carga total.
Lembrando que Taiane vem de um importante estágio de treinamentos junto ao técnico Dragos Stanica realizado na Romênia, grande polo do levantamento de pesos feminino mundial. Por fim, a pesista não deixou de agradecer todo o apoio recebido. “Obrigado por todo carinho e apoio. É sempre um prazer defender o meu país na plataforma”, concluiu a atleta.
Com Taiane Justino o Brasil fechou a sua participação no Campeonato Pan-Americano Sub-20, representado por três pesistas e conquistando nove medalhas. Às três medalhas de ouro obtidas por Taiane se juntam ao ouro e as duas pratas de Matheus Pessanha (89kg masculino), além dos três bronzes obtidos por Julia Rodrigues (59kg feminino).
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com