Talentos da Seleção fecham em grande estilo o Campeonato Brasileiro Sub-20 de Levantamento de Pesos

Competição no Rio serviu como preparação para os próximos desafios dos nossos jovens atletas

Stephany Assis conquistou ouro no Rio. Foto: Washington Alves/Light Press/CBLP

 

Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa CBLP

Chegou ao fim neste domingo (14) a disputa do Campeonato Brasileiro Sub-20 de Levantamento de Pesos. Realizada na APCEF-RJ, a competição reuniu nossos maiores jovens talentos da modalidade e, além de sagrar campeões, serviu como preparação visando as próximas competições internacionais das quais participarão nossos atletas.

Entre os que subiram ao lugar mais alto do pódio, estiveram nossos mais promissores jovens pesistas na atualidade: no masculino, Matheus Pessanha (102kg); no feminino, Taiane Justino (+87kg). Além deles, faturaram ouro Pedro Vítor Silva (96kg), Mateus Targino (109kg), Stephany Assis (71kg), Emily Menegotto (76kg) e Laila Grimaldi (81kg).

Domínio de Matheus Pessanha     

Grande nome do levantamento de pesos brasileiro sub-20 no masculino, Matheus Pessanha (RJ-A) segue com absoluto domínio na categoria até 102kg. Neste domingo, ele faturou o ouro totalizando 345kg, sendo 160kg no arranco e 185kg no arremesso – neste último, abriu mão até da terceira tentativa. A medalha de prata ficou com Gabriel Portella (CBLP-SP) e a de bronze com Túlio Mello (CBLP-SP).

“Venho de competições fortes e a estratégia do Dragos (Stanica, treinador da seleção brasileira de LPO) era dar uma segurada nesta competição do Rio. Temos um Campeonato Mundial Sub-20 vindo aí e me sinto melhor a cada dia”, declarou Matheus, que recentemente sagrou-se campeão pan e sul-americano em Palmira, Colômbia, competição na qual quebrou quatro recordes brasileiros.

Na categoria até 96kg, Pedro Vítor Silva (CE-A) foi o campeão obtendo carga total de 226kg – 101kg no arranco e 125kg no arremesso. Já na até 109kg, ouro para Mateus Targino, que obteve 140kg no arranco e 170kg no arremesso – total de 310kg.

Cristhian Izaias (RJ-A) foi o campeão da categoria mais pesada do dia, acima de 109kg. Ele levou o ouro com 280kg no total, sendo 130kg obtidos no arranco e 150kg no arremesso. A prata foi para Leonardo Régis (CBLP-SP) e o bronze para Igor Souza (PR-A). “Poderia ter ido melhor no arremesso, mas fico satisfeito com minha evolução”, disse Cristhian.

Taiane Justino triunfa novamente

Maior expoente feminina da nova geração pesistas do Brasil, Taiane Justino (RJ-A), como esperado, levou o ouro na categoria acima de 87kg. Ela obteve 220kg de carga total, com 95kg no arranco e 125kg no arremesso. A prata ficou com Amanda Brito (RJ-A).

Taiane segue em sua preparação visando o Mundial Sub-20, que será realizado em setembro, na Espanha. Antes disso, ela irá a Paris acompanhar Laura Amaro e Amanda Schott, como integrante do Projeto Vivência Olímpica, durante a disputa dos Jogos Olímpicos.

“Esse Campeonato Brasileiro foi uma ótima preparação, mas o melhor virá no Mundial Sub-20, em setembro, na Espanha. Vamos com tudo em busca de uma medalha de ouro”, afirmou a confiante Taiane, que é uma das favoritas para a competição que será disputada em León-ESP.

Quem também brilhou foi Stephany Assis (RJ-A). Além do ouro que faturou na categoria até 71 kg, ela quebrou seu próprio recorde brasileiro do arranco, com 95 kg – somando os 110kg que obteve no arremesso, totalizou 205 kg. Eduarda Brito (RJ-B) ficou com a prata.

Na categoria até 76 kg, a campeã foi Emily Menegotto (PR-A). Ela obteve 185 kg total, com 80 no arranco e 105 no arremesso – neste, superou seu recorde pessoal. Bianca Cruz (CBLP-SP) levou a prata, e Sofia Oliveira (RJ-B), o bronze.

Outra que se destacou na plataforma da APCEF foi Laila Grimaldi (RJ-A). Na categoria até 81 kg, ela faturou o ouro com 183 kg de carga total – 83kg no arranco e 100kg no arremesso. A prata ficou com Maria Eduarda Souza (CBLP-SP).

“Fico feliz com meu desempenho, foi muito bom vencer este Brasileiro. Minha meta é voltar do Pan-Americano Sub-17, no Equador, com três outros – estou no último ano da categoria. Essa competição sub-20 no Rio foi um bom teste para mim”, afirmou Laila.

Campeões do Campeonato Brasileiro Sub-20 da CBLP

Masculino

55kg – Lucas Andrade (CBLP-SP)

61kg – Hugo Marinho (RJ-A)

67kg – Mateus Oliveira (RJ-A)

73kg – João Victor Nascimento (RJ-A)

81kg – Jorge Sant´Anna (RJ-B)

89kg – Felipe Dias (CBLP-SP)

96kg – Pedro Vítor Silva (CBLP-CE)

102kg – Matheus Pessanha (RJ-A)

109kg – Mateus Targino (RJ-A)

+109kg – Cristhian Izaias (RJ-A)

Feminino

49kg – Júlia Satyro (RJ-A)

55kg – Beatriz Kamille (CBLP-SP)

59kg – Júlia Rodrigues (RJ-A)

64kg – Marcella Piovesan (RJ-A)

71kg – Stephany Assis (RJ-A)

76kg – Emily Menegotto (PR-A)

81kg – Laila Grimaldi (RJ-A)

+87kg – Taiane Justino (RJ-A)

Melhor atleta no masculino: Matheus Pessanha (RJ-A), com 648 pts

Melhor atleta no feminino: Stephany Assis (RJ-A), com 442 pts

Melhor equipe no masculino: 1º Rio de Janeiro; 2º Amazonas; 3º Minas Gerais

Melhor equipe no feminino: 1º Rio de Janeiro; 2º Minas Gerais; 3º Paraná

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com