Na Argentina, o brasileiro conquistou um bronze pan-americano na categoria até 61kg, com a segunda medalha escapando no detalhe; na Albânia, Beatriz Kamille fez sua estreia em Mundiais
Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP
O brasileiro Thiago Felix garimpou uma medalha de bronze para o Brasil no Campeonato Pan-Americano Adulto, a primeira do país na competição de 2023. Foi na prova de arranco, categoria 61kg, escapando nos critérios de desempate um novo bronze no peso combinado. Na Europa, Beatriz Kamille debutou em um Campeonato Mundial da IWF. Terminou a prova da categoria até 55kg na 11ª colocação, mas mostrou potencial e melhorou em 10kg a sua marca de entrada.
Em Bariloche, na Argentina, Thiago Felix voltou a brilhar em uma competição pan-americana, feito comum nos últimos três anos. Ele levantou 121kg em sua terceira tentativa do arranco. Antes havia tentado 120kg por duas vezes, sem sucesso. Foi o suficiente para garantir a vaga no pódio, ao lado do norte-americano Hampton Morris (ouro) e do cubano Arley Licourt (prata).
E o pesista brasileiro viu escapar no detalhe sua segunda medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano Adulto. Assim como o peruano Luis Tuisima, o brasileiro alçou um total combinado de 271kg, porém seu adversário chegou antes à marca, ficando com a medalha nos critérios de desempate. Ele chegou a 150kg logo na primeira tentativa do arremesso, mas não conseguiu alcançar a marca de 154kg nas outras duas ocasiões, índice que o colocaria na briga pela prata no peso total.
No total, o ouro também ficou com o norte-americano Hampton Morris, com seus 281kg. E a prata foi novamente para Cuba, com Arley Licourt, que levantou um total combinado de 275kg.
O Brasil volta à plataforma pelo Campeonato Pan-Americano Adulto no dia 30, quinta-feira, quando será a vez de Amanda Schott (até 71kg feminino) disputar a sua prova, com início previsto para às 11h (de Brasília). Fechando a participação brasileira na Argentina, Laura Amaro (até 81kg feminino) compete na sexta-feira, às 13h, com Marco Túlio Gregório (até 102kg masculino) em ação logo depois, às 16h.
Beatriz estreia
Em Durres, na Albânia, Beatriz tinha como carga de entrada 150kg no Campeonato Mundial de Jovens. Disputando o grupo principal da categoria até 55kg, alçou 70kg no arranco e 90kg no arremesso, fechando a prova com 160kg levantados. A brasileira encontrou dificuldades nas duas provas. No arranco, demorou para estabilizar a primeira tentativa, falhando duas vezes na sequência para 73kg.
No arremesso, também logrou êxito no primeiro intento, não tendo sucesso nas duas tentativas seguintes para a carga de 93kg. A campeã foi a colombiana Gelen Torres Gomez, com um total combinado de 182kg. A medalha de prata acabou com a filipina Rosalinda Faustino, que alçou 178kg na somatória das duas provas. E o bronze foi para a canadense Emilly Guerrero, com 177kg no total.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com